Sobre

Buscar o equilíbrio é fundamental para uma convivência salutar entre o Físico, o Mental e o Espiritual.

O Espaço Inovar trabalha com o objetivo de harmonizar as energias na busca deste Equilíbrio, que gera a saúde total.

Com práticas de Yoga (HATHA YOGA, AERIAL YOGA, KURUNTHA YOGA, TANTRA YOGA), Meditação da Respiração (individual ou em grupo), Íris diagnose, Acupuntura, Nutrição Ayurveda, Terapia Floral e o Método Transpessoal de abordagem do Ser, o Espaço Inovar proporciona caminhos para o Viver Bem - inclusive para bebês (Baby Yoga).

Venha conhecer melhor a nossa proposta de uma vida mais saudável e equilibrada.

 

Modalidades

Baby Yoga

O Yoga para bebês nasceu de uma mistura entre a adaptação de posturas do Yoga tradicional com a prática de movimentos desenvolvidos para estimular a integração sensorial do bebê.

Entre seus objetivos está a promoção de uma maior integração e contato entre mãe/pai e o bebê, além de buscar o desenvolvimento psicomotor e emocional da criança.

As aulas se desenvolvem num clima ameno onde o bebê tem a possibilidade de ter um contato mais lúdico com pai/mãe através de atividades como alongamentos, balanços, massagens e canções, além do contato visual, que proporcionam intenso relaxamento e aconchego e ainda ajudam a minimizar desconfortos como cólicas, permitindo que os pais e o bebê tenham uma melhor qualidade de sono e uma diminuição nos níveis de stress.
Instrutora: Regina Cléia de Lima

Yoga para Crianças

Para crianças na idade escolar são adaptadas para o universo infantil, posturas onde as crianças imitam o movimento de animais e também elementos da natureza, e buscam assimilar suas características positivas.

Assim, entram em contato com a tranquilidade do elefante, a energia do coelho, a agilidade do gato, a força do leão, a estabilidade da montanha etc.

Nas aulas as crianças fazem, além das posturas, exercícios respiratórios e meditação, ouvem músicas e histórias e

aprendem a expressar suas emoções através do corpo, eliminando o stress e desenvolvendo autoconfiança.

Aprimorando a calma e melhorando a concentração acabam melhorando também seu aproveitamento escolar e suas relações interpessoais, além de se preparar para lidar melhor com futuros desafios, desenvolvendo a base para uma jornada pessoal e profissional bem sucedida.


Traga sua criança de 5 à 12 anos para experimentar o Yoga através de posições que imitam o movimento dos animais e de elementos da natureza, adaptadas para o universo infantil.

 


Instrutora: Regina Cléia de Lima

Tantra Yoga 

Essencialmente, a prática tem por objetivo o desenvolvimento integral do ser humano nos seus aspectos físico, mental e espiritual, o tantra corretamente praticado acelera rapidamente o progresso espiritual do ser humano.

O homem, através das práticas controla sua própria atividade e não é por ela controlado.

Tantra é um processo completo, uma maneira de viver.

Na visão do Tantra, os Ásanas (determinadas posturas físicas) afetam as glândulas, nervos, músculos e todos os órgãos do corpo.

Há muitos benefícios físicos, mas o efeito mais importante é sobre a mente.

 

A prática de Ásanas exerce pressão sobre as glândulas endócrinas, o que resulta na regulação dos hormônios secretados por elas.

 

Os hormônios afetam as emoções e o equilíbrio emocional resultante facilita a concentração e a meditação.

Instrutor: Edilson Faust

Aerial Yoga 

De uma forma transformadora e inovadora, utilizando um tecido suspenso no teto e, explorando as tradicionais posturas do Yoga, esta técnica permite aumentar a flexibilidade das articulações, melhorar a força dos músculos, alongar os músculos da coluna vertebral e ainda, aumentar o gasto calórico auxiliando nos treinamentos de fitness.

Situada entre os métodos que se utilizam de acessórios para facilitar a prática de determinadas posturas, AERIAL YOGA possibilita o aprofundamento e aprimoramento das posturas de YOGA, de uma forma segura e relaxante.

Considerada como um avanço na prática dos ASANAS tradicionais, “UNNATA

AERIAL YOGA”, mescla os princípios de “união da mente, do corpo, respiração e intenção” com a utilização do tecido que favorece explorar posturas ainda não totalmente acessíveis realizadas em suspenso no ar.


Em uma aula de AERIAL YOGA, devemos contar com instrutores experientes e com uma solida formação que poderão nos guiar com segurança para resultados de movimentos com maior equilíbrio, controle muscular fino, maior resistência e fluidez na realização das posturas, desenvolvendo a consciência do corpo de energia sutil, melhorando o alinhamento corporal e trazendo benefícios físicos, emocionais, energéticos e espirituais.


Instrutora: Jaqueline Paula de Oliveira

Kuruntha Yoga 

Significando literalmente “marionete”,  o nome  Kuruntha  Yoga  é aplicado  às práticas de  yoga-ásanas com o uso de cordas fixas na parede, como um acessório cujo objetivo  é o de levar as posturas da yoga para  todas as pessoas, inclusive aquelas com grandes limitações e rigidez postural.

Este apoio realizado pelas cordas, ajuda o praticante na realização de posturas mais complexas, ao mesmo tempo que possibilita aos alunos mais adiantados um grande avanço nos treinos de conscientização corporal.

Com uma origem na Tradição Tântrica da Índia, esta técnica possibilita a prática  por pessoas de todas as idades, tanto saudáveis como aquelas com algum tipo de limitação.

Dentre os benefícios na prática desta técnica, podemos citar os seguintes:

• proporciona  um aumento da consciência corporal, do alongamento e da flexibilidade articular; 

• desbloqueia as articulações possibilitando o livre fluir de energias e a facilidade no aprendizado dos Ásanas.

Yoga para Terceira Idade

Para os jovens há mais tempo o Yoga oferece a oportunidade de trabalhar corpo, mente e emoções através de uma prática mais branda e focada em alongamentos para preservar a musculatura e as articulações e desenvolver agilidade, força e flexibilidade.

Através dos asanas é possível manter a flexibilidade da coluna, garantindo uma melhor postura que, além de prevenir quedas, dá mobilidade e juventude.

O Yoga ajuda a resgatar a autoestima, permitindo que a pessoa de qualquer

idade sinta segurança interna e ciência do seu verdadeiro valor e do seu importante papel na sociedade.

Através do Yoga podemos manter o corpo tonificado, os órgãos internos e o sistema endócrino mais equilibrados, a mente ágil e o espírito jovem, afinal, somos tão jovens quanto nos sentimos!


Para os jovens há mais tempo, trabalhe o corpo-mente-emoção por meio de uma prática mais branda, focada em alongamentos com para postura, coluna e flexibilidade.


Instrutora: Regina Cléia de Lima

Roda de Kirtans

É o canto meditativo de mantras e outras músicas que nos possibilita conectarmos com o divino que habita cada um de nós.

Roda de Mantras

Uma prática de meditação sonora, ou ainda uma roda de cantos tradicionais antigos.

As Rodas aquietam a mente e são uma oportunidade de meditação individual e coletiva.

Núcleo Terapêutico

Iris Diagnose

Como um método de análise, procura identificar tendências e padrões organizacionais do ser, no nível bio-orgânico/biofísico e comportamental, através de sinais observados na íris, propiciando orientações específicas e o autoconhecimento.
Desequilíbrios detectados pela análise iridológica, nos permitem conhecer as polaridades cerebrais, o ponto de stress, a introversão/extroversão de uma pessoa, tendências e características profissionais, padrões de relacionamentos entre casais, cronirischio (técnica italiana que nos permite conhecer a idade/período em que ocorreu um trauma e como esse trauma ainda pode estar causando ansiedade, medo, sentimentos de inferioridade e depressão). Todas as partes do nosso organismo estão representadas na íris que é a parte colorida dos nossos olhos e o seu estudo pode revelar muito sobre a nossa saúde, nossos comportamentos, bem como a carga genética que recebemos.
Enquanto algumas técnicas de observação nos permitem analisar a íris do ponto de vista orgânico, outras, nos possibilita entender as complexidades da mente humana que molda e dá forma às nossas personalidades e relacionamentos. Pode-se assim conhecer os tipos psíquicos e as tendências comportamentais, entre outros fatores que são de grande ajuda dentro de um processo psicanalítico de autoconhecimento.

Acupuntura

Através de uma estimulação física que ocorre pela introdução de agulhas ou pela utilização do raio laser, aplicados em pontos específicos ao longo de canais de energia em nosso corpo; a técnica da Acupuntura é, atualmente, muito bem indicada em casos de distúrbios da ansiedade, depressão, pânico, stress e insônias, além de uma série de outras patologias.
Uma pessoa ansiosa, tende a somatizar suas angustias, podendo sofrer de dores agudas de cabeça, gastrites, ulceras, problemas sexuais e muitas outras situações orgânicas, cuja origem está sediada em transtornos emocionais e desequilíbrios advindos de uma vida moderna. Resultado do excesso de horas da trabalho, de ritmos de vida alterados e acelerados, de uma baixa qualidade alimentar entre tantos outros fatores que acabam por causar doenças múltiplas. A depressão, por sua vez, é um problema cada vez mais comum entre as pessoas, trazendo um estado de alteração do ânimo e das emoções, com perda do interesse pela vida, falhas na concentração, sensações de tristeza, e até alterações físicas. Tudo isso culmina com uma total falta de energia para as tarefas do dia a dia…
Desta forma, a Acupuntura, como parte integrante de toda uma abordagem ampla do ser humano e, também, aliada à participação ativa do próprio  paciente no que diz respeito à conscientização  da necessidade de mudanças na forma de  trilhar a vida, é uma excelente ferramenta para correção dos desequilíbrios psicofísicos. A acupuntura promove desta forma, um reequilíbrio físico e mental através da estimulação na produção de substancias químicas ( neuro-hormônios) responsáveis de forma eficaz por restabelecer a sensação de bem estar físico e  mental, além de  promover a homeostasia  energética funcional de nosso organismo como um todo.

Nutriçao Ayurveda

Como um dos ramos da Medicina Tradicional Indiana, a nutrição Ayurvedica tem como definição de   saúde, o resultado do equilíbrio entre o corpo físico, a alma, a mente e a energia vital. Os alimentos são considerados sagrados e a alimentação adequada é um dos principais pilares da saúde. Todo o trabalho Ayurvédico tem amplo conhecimento da nutrição e prescreve dietas, observando características biopsicossociais individuais para manutenção da saúde e/ou com finalidade dietética. Essa nutrição busca, portanto, prevenir ou curar desequilíbrios e doenças. Esse tipo de visão em Nutrição Ayurvédica raramente trata os sintomas. Na verdade, ela busca evitar que eles apareçam através de uma dieta equilibrada. Portanto, o princípio básico da alimentação Ayurvedica é prevenir e manter a saúde do corpo e da mente por meio de uma dieta e um estilo de vida harmonioso.De acordo com a medicina Ayurveda, originária da Índia, o corpo humano é formado por cinco elementos em equilíbrio: éter, ar, fogo, água e terra. Quando algum deles está em falta ou em excesso, a pessoa pode desenvolver diversos tipos de doenças. Para que esses elementos permaneçam equilibrados, garantindo uma boa qualidade de vida, você pode apostar na alimentação Ayurvédica. Veja o que ela pode fazer pelo seu organismo.
A nutrição Ayurvédica consiste em observar que tipo de desequilíbrio o corpo apresenta e repor a falta através de um tipo de alimento específico.

O Método Transpessoal de abordagem do Ser

Dentro de um contexto terapêutico, com objetivo de ampliar e enriquecer o processo; a abordagem transpessoal se utiliza de técnicas e instrumentos que possibilitam uma re-significação ou revalorização de conteúdos  psico emocionais traumáticos promovendo um estado de consciência aonde a realidade passa a  ser vista de uma forma não fragmentada, além dos sentidos  ordinários de nossa mente condicionada.Através de recursos e técnicas (psico-vivências) que promovem a expansão de estados de consciência, a pessoa pode vislumbrar “saídas” para seus conflitos, medos e limites por meio da experiência, pois estes estados ampliam seus recursos internos.Nós vivenciamos  a realidade de acordo com o estado de consciência em que nos encontramos. Para re-significar ou relativizar uma experiência traumática por ex., segundo esta abordagem, se faz necessário entrar em um estado de consciência (transpessoal) que vá além dos cinco sentidos, onde a realidade pode ser vista e sentida sem fragmentos e experienciada em sua totalidade. Dessa forma então pode ser possível desenvolver sentimentos de paz, amor, desapego, desidentificação e harmonia interior.

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Terapia Floral

Nossa “Homeostasia” (equilíbrio das funções físico-psíquico-energéticas) sofre constante influencia dos impulsos nervosos e hormônios circulantes  por nosso sangue. De acordo com a Qualidade de nossa interação com o meio, e pela nossa incapacidade de lidar com emoções negativas (tais como, a frustração, a ansiedade, o medo, a solidão, a desesperança, entre tantos outros…), surgem os desequilíbrios na reorganização de processos neurológicos e endócrinos, com consequências tanto a nível físico, quanto mental, quanto emocional; surgindo assim uma série de sintomas que atingem desde o corpo físico até os campos mentais psico energéticos de nossa consciência.
Sempre de uma forma integrada, contando com o envolvimento  por parte  do paciente, lançando mão de um acompanhamento terapêutico e, utilizando os "campos frequenciais vibracionais de realinhamento”. Presentes  nos compostos Florais, se objetiva uma reintegração do indivíduo como um Todo: “nos seus aspectos conscienciais, no contexto de vida no qual está inserido (educação, crenças, valores etc…), na  forma de se relacionar com o outro e consigo próprio”, entre muitos outros aspectos dentro de um processo de abordagem transpessoal do ser humano.

Meditação da Respiração (individual ou em grupo)

Respirar não pertence à nenhum tipo de orientação religiosa! Portanto, é algo comum e fisiológico, que qualquer pessoa pode utilizar para meditar sem ter que dizer que pertence à esta ou àquela religião. Trata-se, entre as muitas técnicas de meditação existentes, daquela mais simples e prática para experienciar. Se nos permitirmos estar atentos às sensações advindas da respiração, podemos favorecer a fisiologia corporal e ainda, acalmar nossos pensamentos.
Então vamos meditar? Sentados numa posição confortável, fechamos os olhos e, paulatinamente, trazemos nossa atenção para a respiração…Sem tentar controla-la. Somente prestamos a atenção nela. Como o ar adentra em nossos pulmões, como ele sai…e seguimos assim por um período de tempo. E, quando nossa mente é tomada por pensamentos outros que não aqueles da atenção à respiração, novamente e carinhosamente retornamos nossa atenção para a respiração. Digo carinhosamente porque não devemos ficar alterados conosco mesmo, pelo fato de nossa mente divagar com outros pensamentos. Num primeiro momento parece algo muito simples, fechar os olhos e deslocar a atenção para a respiração…Pois é, mas bastam alguns segundos e percebemos que nossos pensamentos já escapam para outros lugares e situações de forma que somos assaltados por uma avalanche sem fim de intermináveis diálogos mentais que acabam por impossibilitar a única coisa necessária: “a atenção na respiração”. Esta atitude carinhosa é fundamental para todo o processo da meditação. Trata-se de um passo fundamental pois, quando falamos em Meditação da Plena Atenção, estamos falando em uma profunda mudança de hábitos mentais que nos acompanham por décadas. Precisamos ter em mente que nosso cérebro é um órgão como outro qualquer. Com suas diferenciações de tecidos e funções assim como todos os órgãos de nosso corpo. E, no caso do cérebro, sua função é pensar… Somos condicionados no pensamento desde a infância e não será de um momento para outro que nos tornaremos maestros na arte da meditação.
Adentrando na questão dos benefícios fisiológicos da Meditação da Respiração podemos citar dois mecanismos básicos fundamentais. O primeiro trata de uma melhora no processo de oxigenação de células e tecidos em nosso organismo. Com isso, o sistema circulatório é altamente favorecido não só no item oxigenação mas também no quesito de retirada de catabólitos que são formados a partir das reações de Stress no nosso organismo. O segundo mecanismo envolve a produção de substancias endógenas cerebrais que favorecem o relaxamento e o prazer para a mente, entre elas principalmente as endorfinas e os opioides.
Estes dois mecanismos atuando em conjunto, proporcionam uma sensação de bem estar geral, combatendo os efeitos do stress tanto a nível orgânico quanto a nível mental. E, para isso, basta manter a atenção na respiração, sem forçar ou pressionar o foco de atenção excessivamente. Simplesmente permita que a respiração flua   naturalmente e observe a sensação…Caso a mente divague, traga-a de volta, não importando quantas vezes terá que fazer isto. Com a prática você observará que conseguira focar a atenção na respiração por uma porção de tempo cada vez maior… Um objetivo interessante é o de conseguir manter um estado de plena atenção na respiração pôr em torno de 15 minutos. Diversos estudos demonstram que este tempo mínimo já é suficiente para que desfrutemos de muitos benefícios advindos do processo meditativo.
É importante também que, ao final da meditação, você venha retornando para a percepção do ambiente ao redor de uma forma vagarosa e com muita calma, aos poucos tomando consciência do corpo.  Pode ser interessante também manter um pequeno diário de meditação, aonde você anotará as sensações e impressões que teve durante ou após o processo, bem como as principais dificuldades encontradas…Você deverá conversar com alguém mais experiente dentro da meditação, pois isso facilita muito alcançarmos estágios mais avançados além de ser uma troca de experiências fabulosa.
Este é o primeiro estágio de um processo meditativo e também a base sobre a qual todo o restante se estabelece. As bases da Sabedoria são construídas sobre os alicerces do Silêncio Interior alcançado através do processo Meditativo.

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Instrutores

Dr. Roberto Tadeu Gorchinsky

• Psicanalista • Acupunturista
• Pós graduação em Metodologia da Ciência
• Especialização em Acupuntura
• Especialização em Terapias Naturalistas
• Formação em Psicanalise – atuação Integral
• Formação em Tantra Yoga
 

Regina Cléia de Lima

• Graduada em Matemática (UFPR)
• Especialização em Yoga (Universidade Espírita do Paraná)
♦ Especialização em Yoga Pedagógico (Instituto de Bem com a Vida, integrado ao INSULPAR)
• Cursos de aprofundamento em Yoga para crianças e Yoga para bebês pela Baby Yoga Portugal.

Jaqueline Paula de Oliveira

• Nutricionista • Instrutora de Yoga
• Formação em Nutrição
• Formação em Naturoterapia
• Formação em Hatha Yoga Universidade Internacional da Paz 2013

• Formação em Kuruntha Yoga 2014   

• Formação em Aerial Yoga (Certificada por Inata Aerial yoga N.Y.C 2015, Certificada Aerial yoga by Sarah Clotworky, Certificate internacional Academus of Aerial Hammock Thailand Advanced Aerial Yoga Instructor Courses Pragon Wee 2017).

Edilson Faust

• Instrutor Tantra Yoga e Meditação
• Formação em Tantra Yoga – Ananda Marga -São Paulo
• Iniciações em Cherenzig e Powa – Budismo Vajrayana – Odsal Ling/ SP
• Retiros de Vipassana
• Formação em Análise de Sistemas
• Formando em Psicologia Transpessoal – Unipaz

Estrutura

 
 

Contato

Inovar Yoga

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