Espiritualidade e Trabalho – Uma parceria possível e necessária

Na maioria das vezes, ao se mencionar a palavra espiritualidade, em geral as pessoas entendem: religião!

E isto acaba por diminuir a abrangência do conceito de Espiritualidade.

Atualmente a humanidade passa por um enorme processo de transformação, e no mundo empresarial também acontece o mesmo, e, podemos dizer que a espiritualidade já tem um papel fundamental neste processo.

E, cada vez mais, passamos grande parte do tempo de nossas vidas dentro de empresas ou em nosso próprio negócio, o que caracteriza a necessidade de buscarmos neste local um conjunto de significados para nossas missões de vida.

Muitos dirigentes de empresas, buscam aplicar sua espiritualidade no dia-a-dia de seus negócios, buscando uma melhora na qualidade de vida.

Analisando a visão mecanicista tradicional nossa vida é dividida em segmentos separados: o trabalho de segunda à sexta, e no sábado e/ou domingo, temos nossas atividades particulares como se fossemos duas pessoas completamente diferentes.

É como se um mundo (dos negócios) fosse completamente separado do outro.

E, este processo é a origem do sofrimento dentro de nós através de uma visão do trabalho como sendo algo negativo, pesante e sacrificial em contrapartida com o prazer a ser vivido fora dele (o trabalho).

Torna-se primordial então, a visão da espiritualidade que mescla e integra estes mundos, tornando o ambiente empresarial um lugar privilegiado onde podemos (e devemos) praticar a espiritualidade.

Um exemplo desta prática, encontramos sob o nome de “trabalho de equipe”.

Com os chefes de equipe orientando e apoiando o crescimento dos funcionários dentro dos departamentos das empresas e ajudando-os na realização de suas potencialidades individuais atingimos a dimensão humana do trabalho.

Dimensão esta que ultrapassa os conceitos de trabalho como sendo apenas só um lugar para se ganhar um salário no fim do mês ou para gerar lucros, para ter um sentido ampliado de satisfação.

Quando tanto empresas quanto funcionários têm esta consciência, a consequência é que fluem com muito maior facilidade os fatores mais buscados em recursos humanos: a motivação, o desempenho, o espírito de equipe, a comunicação eficaz, a qualidade, o foco no cliente, o “estar em Paz com a vida”.

Quando trabalhamos o tema da espiritualidade no trabalho, os benefícios que podem ser esperados são a melhoria da qualidade de vida individual e coletiva, o estímulo à situações de crescimento e desenvolvimento, o incentivo do sentido de parceria, criatividade, cooperação e trabalho em equipe.

Hoje as Empresas precisam Transcender, no sentido de servirem a uma causa maior criando facilidades para que as pessoas se conectem a dimensão espiritual das suas tarefas cotidianas, estimulando assim ações de transformação tanto pessoais quanto de ambientes de trabalho.

O conceito de que O SER HUMANO É UM TODO está presente neste atual momento da humanidade e as dimensões do intangível, do invisível e do espiritual começam a se tornar mais presentes, e com isto os processos de transformação começam a tomar o seu lugar dentro das empresas integrando a mente e o coração, a matéria e o espírito.

Posts Recentes
Posts Em Destaque
Procurar por tags
Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

​© 2016/2020  |  Mídia Total Publicidade